08.12.2015 | Consultoria Empresarial

KPIs – Características e Benefícios de um Indicador de Desempenho Eficaz

Indicadores

Organizações em todo o mundo atuam mediante determinados objetivos ou propósitos. A fim de avaliar as atividades que estão sendo realizadas para o cumprimento desses objetivos, as empresas precisam de indicadores mensuráveis, conhecidos como Key Performance Indicators (Indicadores Chave de Desempenho) ou KPIs. Existem diversos tipos de KPIs que se diferem com base nos objetivos do negócio, requisitos, e outros fatores. No entanto eles se revelam eficazes somente se escolhidos com cuidado. Portanto, como uma organização pode escolher os KPIs corretos?

 

O QUE É UM KPI?

Um KPI (Key Performance Indicator), ou indicador chave de desempenho, é uma ferramenta de medição de desempenho que ajuda na avaliação do sucesso ou eficácia de um ato realizado por uma empresa. KPIs ajudam a definir e, em seguida medir o progresso feito em direção a um determinado objetivo. KPIs não são utilizados apenas para avaliar o desempenho global de uma empresa, mas também o desempenho distinto de cada departamento. Indicadores utilizados para avaliar o progresso do departamento de vendas podem diferir dos indicadores empregados para avaliar o sucesso do marketing, e assim por diante.

As empresas precisam de uma avaliação regular de suas atividades para identificar potenciais melhorias, e esta é a razão pela qual os indicadores de desempenho estão ligados a métodos de melhoria de desempenho. Um KPI também pode ser definido como um conjunto de medidas quantificáveis utilizadas para avaliar possibilidades de melhoria de um indivíduo, de uma atividade ou de negócio como um todo. Uma vez que os KPIs estão diretamente ligados ao sucesso dos objetivos operacionais e estratégicos de uma empresa, cada organização deve primeiro identificar esses dois objetivos e, em seguida, selecionar os KPIs que melhor os refletem.

Como os KPIs estão categorizados?

Os indicadores de desempenho são frequentemente divididos em quatro tipos principais que se enquadram em duas grandes categorias:

Os indicadores de resultados / indicadores chave de resultadosRIs ou KRIs formam um grupo de indicadores que demonstram a antecipação de riscos que estão na iminência de ocorrer. Estas medidas específicas ajudam a avaliar a combinação do desempenho, mas não podem ser usadas para a resolução de problemas ou fazer melhorias, devido não ser possível descobrir o que é responsável pelo não desempenho.

Os indicadores de desempenho / indicadores chave de desempenhoPIs ou KPIs são um grupo de indicadores que devem suportar uma avaliação do desempenho do negócio e a prover medidas que ajudem a detectar a origem não desempenho de modo que a gestão possa identificar e resolver os problemas.

 

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM KPI

Para que um KPI seja eficaz, ele deve possuir determinadas características. Algumas estão listadas a seguir:

Relevante e de alto impacto – Um bom KPI é aquele que tem um sólido impacto e é relevante para o negócio.

Compreensível / Simples e importante – Cada funcionário deve ser capaz de compreender os KPIs definidos e por que eles são importantes. Devem ser simples de usar e de segmentar de forma compreensível.

Equilibrado – Os KPIs devem ser equilibrados no sentido de cumprir necessidades de curto e de longo prazo para o negócio.

Temporal – Os KPIs devem ser medidos em tempo hábil, como semanalmente, diariamente ou mensalmente.

Não financeiro – Outra característica de um KPI é que ele não deve ser financeiro ou medido em qualquer tipo de moeda.

 

BENEFÍCIOS DOS KPIs

KPI é uma ferramenta que permite às empresas medir seu progresso, tanto em direção a objetivos quanto em alcançar o sucesso. Um negócio que não tem ideia de suas próprias forças e fraquezas pode não ser capaz de elaborar um plano de melhoria, e pode não ser eficiente em garantir o sucesso constante. A seguir estão alguns importantes benefícios dos KPIs.

Oferecem resultados quantificáveisKPIs são ferramentas que fornecem resultados mensuráveis e quantificáveis. É por isso que ações podem ser tomadas sobre os resultados demonstrados por eles. Isso permite a criação de estratégias corretivas para atingir os objetivos do negócio e também melhorar as áreas que precisam de ajustes.

Aperfeiçoam o desempenhoKPIs ajudam a identificar os colaboradores e setores com bom desempenho e também aqueles com desempenho abaixo do esperado. Dessa forma, podem ser utilizados pela administração para canalizar recursos de tal forma que o desempenho possa ser melhorado.

Oferecem incentivos individuais de desempenho KPIs também podem ajudar a melhorar o desempenho individual dos colaboradores da empresa, já que a informação oferecida incentiva os funcionários a trabalhar de forma mais eficaz. O conhecimento das métricas e objetivos por parte dos envolvidos se transforma em incentivo às equipes e indivíduos, contribuindo para a melhoria contínua de seus KPIs.

Impulsionam as vendas – Outro benefício de KPIs é que eles podem ajudar a impulsionar tremendamente as vendas. As empresas podem definir objetivos para suas equipes de comerciais e estabelecer recompensas para os colaboradores que atenderem às suas metas individuais. Isso gera uma saudável concorrência entre os indivíduos e, portanto, ajuda a empresa a aumentar a produtividade global.

Aumentam a eficiência – Quando a empresa utiliza KPIs para avaliar seu crescimento e sucesso, ela dá a seus colaboradores metas mensuráveis à alcançar. Quando um funcionário tem uma ideia clara do que precisa ser feito para atingi-la, ele pode direcionar suas ações especificamente para atender esses objetivos e, consequentemente, a melhoria da eficiência global é obtida.

Melhoram a tomada de decisãoKPIs ajudam a reduzir a dúvida ou a incerteza, proporcionando um caminho claro à percorrer. Isto permite uma melhor tomada de decisão e leva a empresa na direção certa.

Alinham as metas – Pode ser difícil manter todos os departamentos e pessoas em harmonia, tanto quanto se movendo na direção de objetivos comuns. Os KPIs ajudam a alinhar os objetivos, dividindo informações complexas em etapas compreensíveis (desdobrando metas).

Melhoram o orçamento – Quando uma empresa começa a utilizar KPIs, ela primeiro cria metas alcançáveis para si, que por sua vez proporciona a economia de uma significativa quantidade de dinheiro num determinado ciclo de tempo. Assim, os KPIs também abrem caminho para um melhor orçamento, reduzindo custos e despesas desnecessárias.

Leia também: KPIs – Como Definir um Indicador de Desempenho Eficaz

Adaptado de How to Choose Best Suitable KPIs for Your Business/ Entrepreneurial Insights.