17.12.2015 | Recursos Humanos

Entenda e Potencialize sua Motivação

Motivação 1

 

O que é motivação?

Motivação é uma progressão comportamental que instiga um indivíduo a se mover em direção a um objetivo e o orienta nesse processo. A motivação pode ajudá-lo a tornar-se independente e viver o estilo de vida que você deseja, provendo a alavancagem para explorar seus limites e suas ideias.

A motivação pode ser dividida em 2 grandes categorias: motivação intrínseca e extrínseca.

A motivação extrínseca é direcionada por fatores externos e prêmios, como dinheiro, status, fama, reconhecimento, poder, influência ou felicidade em geral.

A motivação intrínseca vem de dentro do indivíduo. Este tipo de motivação existe quando a pessoa espera ganhar prazer pessoal ou gratificação a partir de um determinado ato. Em outras palavras, as recompensas são intrínsecas.

 

Quais são os componentes da motivação?

Talvez você tenha definido várias metas para si mesmo. Mas isto é sempre suficiente para obter um resultado favorável? Certamente não! A menos que você persista em seu esforço, superando todos os obstáculos que surjam em seu caminho, seu objetivo se tornará apenas uma ilusão. Existem três componentes da motivação que garantem que os objetivos sejam alcançados. São eles:

Ativação: Também conhecida como excitação, é o esforço inicial que você coloca para instigar uma atitude ou um comportamento motivado. Por exemplo: pode-se juntar um grupo de pessoas para juntas perderem peso ou fazer uma visita de cortesia para iniciar um diálogo com um cliente em potencial.

Persistência: Persistência é o contínuo e estimulante esforço que você coloca para alcançar seu objetivo, guiando-se através dos vários obstáculos que surgem em seu caminho.

Intensidade: Intensidade é a magnitude do esforço e a energia que você gasta para alcançar seu objetivo. A intensidade varia de pessoa para pessoa e de objetivo para objetivo.

 

Motivação e Moral: Como a Motivação é diferente da Moral?

Motivação e moral estão intimamente unidos. No entanto, são coisas razoavelmente diferentes.

A motivação é pessoal, um sentimento psicológico interno, enquanto a moral é relacionada a um grupo.

Quanto mais motivação aumenta o moral do grupo, o mesmo pode não ser verdade na situação inversa.

Moral é uma atitude positiva global que visa melhorar todos os aspectos possíveis de desempenho de um colaborador. A motivação é muito mais centralizada e especificamente relacionada ao resultado.

Moral é geralmente impulsionada pela criação de um ambiente de trabalho amigável. Motivação é geralmente construída com a oferta de desafios, responsabilidade, reconhecimento e crescimento pessoal.

 

A importância da motivação

A motivação é um dos elementos mais importantes que contribuem para o sucesso de qualquer organização. A seguir, descrevemos alguns dos benefícios que podem ser aproveitados ao incutir motivação em sua força de trabalho.

Alcançar as metas: Uma organização tem um determinado conjunto de objetivos ou metas que pretende alcançar. A motivação ajuda a atingir essas metas:

Fazendo o possível para utilizar de maneira eficaz todos os recursos disponíveis.

Criando um ambiente saudável e propício à cooperação, à colaboração e ao trabalho em equipe.

Incutindo um senso de propósito em cada colaborador e ajudando-os a se tornarem mais focados no que se pretende atingir.

Aumentar a eficiência: Quando você motiva um funcionário, você permite que ele se concentre em suas habilidades e crie uma vontade de contribuir em sua plena capacidade. Motivação, portanto, aumenta a produtividade e a eficiência e resulta em uma redução do custo de operação por empregado.

Construir um ambiente amigável: Você pode motivar seus funcionários oferecendo recompensas na forma de incentivos monetários ou oportunidades de promoção. Isso cria uma atmosfera amigável que resulta em maior estabilidade através da cooperação dos funcionários, reduz ou elimina a discordância e torna os funcionários mais adaptáveis à mudança.

Potencializar os Recursos Humanos: A motivação ativa as pessoas de uma empresa. Ela cria a vontade de trabalhar, tornando assim possível para uma empresa potencializar seus recursos humanos.

Estabilizar a força de trabalho: Motivação estabiliza a força de trabalho. Ela reduz a rotatividade de funcionários e ajuda a combater o absenteísmo e outros traços negativos nos funcionários. Uma força de trabalho estável cria uma imagem de empresa grande e ajuda na atração de pessoas mais competentes para o crescimento da empresa.

Leia também: 11 Passos Para a Auto Motivação e Conheça as 6 Principais Teorias da Motivação

 

Adaptado de How to Motivate Yourself and Theories of Motivation / Entrepreneurial Insights.