29.04.2019 | Novos Serviços

Arktis Soft Skills Match®

Atuando a mais de dezoito anos em processos de recrutamento e seleção, mais especificamente na reestruturação e formação de equipes de alto desempenho, sentimos uma certa dificuldade em identificar profissionais focando principalmente em suas experiências técnicas (Hard Skills) pois tal forma, na maioria das vezes, não garantia uma contratação assertiva. Características de personalidade e comportamento não identificadas nos processos de seleção frequentemente causavam problemas de adaptação e conflitos na equipe, gerando em alguns casos a necessidade de recontratação, atraso em projetos e elevação dos custos.

Dessa forma, reestruturamos nosso processo de R&S direcionando maior energia no entendimento das questões comportamentais, denominadas Soft Skills que, de forma simples, podem ser definidas como um conjunto de habilidades subjetivas de cada indivíduo que se relacionam com sua personalidade, caráter, crenças e valores e influenciam diretamente a maneira pela qual o profissional se relaciona com outras pessoas.

Mesmo colhendo bons resultados com a mudança, ainda sentíamos a falta de uma ferramenta simples e objetiva que qualificasse o grau de afinidade entre o perfil requerido para determinada posição e o perfil dos candidatos. Desenvolvemos então um processo de R&S fundamentado 70% nas Soft Skills e 30% nas Hard Skills, que atua da seguinte forma:

Ao solicitar nossos serviços, enviamos a nosso cliente um formulário de Briefing inicial contendo aproximadamente 60 questões voltadas ao entendimento das exigências comportamentais e técnicas para a posição. Esse formulário é preenchido via web (paperless) e após seu recebimento e análise, temos uma melhor compreensão de suas necessidades.

Após a busca por candidatos com perfil compatível em nossa rede de networking e ferramentas específicas de busca, enviamos para os que mais se destacam um questionário web (paperless) voltado ao entendimento de seu perfil comportamental e técnico. Avaliando as respostas, identificamos potenciais candidatos e, após entrevista com avaliadores Arktis, seu perfil é comparado e quantificado ao elaborado pelo cliente em seu Briefing inicial, gerando assim indicadores de afinidade denominados Arktis Soft Skills Match®.

As informações obtidas com a comparação entre os perfis são inseridas de forma gráfica em um relatório de fácil entendimento, juntamente com o parecer técnico de nossos entrevistadores e eventuais testes adicionais (quando aplicáveis).

Quanto maior o número de Soft Skills na parte inferior direita melhor.
Quanto mais centralizada a distribuição das afinidades, mais alinhados os perfis requeridos e do candidato.

Esse material rico, proporciona informações diferenciadas sobre o nível de afinidade de perfil de forma quantitativa e qualitativa que auxiliam nossos clientes na condução de suas entrevistas e na escolha do profissional mais adequado.