17.12.2015 | Recursos Humanos

11 Passos Para a Auto Motivação

Motivação 3

A motivação é um processo abrangente: envolve antecipação, medo e desejo intenso para atingir seu objetivo. Mas o mais importante, a ciência tem um papel inerente a desempenhar na motivação.

Qual o caminho para a Motivação?

Defina o seu “sucesso”. A motivação é melhor perseguida quando o sucesso é predefinido. O primeiro passo que você precisa tomar nesta definição é abraçar uma atitude positiva. Definir o seu sucesso em termos positivos. Portanto, se seu objetivo é o dinheiro, seu objetivo deve ser o seguinte: “Eu quero ganhar o suficiente para comprar uma casa, um carro, e ter um estilo de vida luxuoso”. Ele nunca deve ser: “Eu não quero ser pobre e pagar aluguel para sempre”. O segundo passo é planejar sobre os meios para alcançar seu alvo. Portanto, se seu objetivo recém-definido é ter uma vida de luxo, seu próximo passo deve ser encontrar formas de aumentar a sua renda – explorar novas oportunidades de negócios, expandir as ofertas de produtos e serviços existentes para atender a uma ampla base de clientes e adotar um orçamento praticável.

Comece pequeno. Se você está pensando no sucesso, precisa planejar a partir do que é factível e pequeno o suficiente para ser gerenciável. Listar e priorizar todas as suas tarefas, incluindo as atividades difíceis e aparentemente sem fim, pode ser a melhor maneira para enfrentar os desafios que considerar menos encorajadores. Mais frequentemente do que se possa imaginar, uma tarefa aparentemente desanimadora pode ser realizada quando é dividida em tarefas mais simples. Uma vez feito isso, você vai se sentir motivado a seguir em frente e tomar a próxima tarefa para si. Um trabalho bem realizado irá motivá-lo a realizar outro.

Mantenha o foco. Muitas vezes, mesmo os melhores esforços são frustrados por distrações que se aproximam. Essas distrações muitas vezes nos forçam a mudar o foco da tarefa à mão para súbitas emergências. Como resultado, você não é capaz de realizar qualquer uma das tarefas, e muitas pontas soltas desnecessárias são criadas. Estas pontas soltas só vão se adicionar à sua frustração ao longo do tempo. A única solução para isso é desenvolver um foco “à prova de balas”. Você também vai ser obrigado a colocar algumas ideias em espera e se concentrar na tarefa em mãos. Uma vez que isso é feito, você será capaz de cuidar das atividades inacabadas também.

Elimine o medo e planeje o fracasso. Nunca ter medo de desafios. Quando o medo se acumula em sua mente, ela também se manifesta em seu trabalho. O medo consome sua motivação e traz negatividade para seus objetivos definidos, drenando toda sua energia positiva e trazendo cansaço para sua vida. Logo, crises de intensa preocupação substituem a ação positiva. A preocupação deve ser evitada a todo custo. A melhor coisa a fazer para evitar se preocupar é planejar-se para o fracasso. Lembre-se, até mesmo as pessoas mais bem sucedidas têm enfrentado grandes fracassos. Uma vez que você planeja para o fracasso e está disposto a aceitá-lo, vai perceber que o sucesso é realmente viável.

Aproveite o efeito camaleão. Pode não ser sempre possível estar no melhor nível de motivação, e é bastante provável que as pessoas ao seu redor estejam altamente entusiasmadas. O ambiente ao seu redor lhe dá a oportunidade para ser sua referência, copiar o comportamento das pessoas ao seu redor e motivar-se. Apenas sentar-se ao lado de um indivíduo positivamente motivado pode fazer maravilhas em seu próprio nível de motivação. É melhor sentar-se ao lado de uma pessoa que você não conhece bem. A falta de familiaridade com o seu ambiente imediato tende a levá-lo a dar o seu melhor desempenho, só porque é da natureza humana tentar impressionar as pessoas que você não conhece bem.

Aplique o poder do pensamento positivo. A felicidade aumenta a produtividade. Um estado de espírito positivo permite que um indivíduo seja otimista e bem sucedido. Além disso, as pessoas tendem a procrastinar quando se está em um estado de espírito negativo.

Controle a procrastinação. A procrastinação acontece de repente, sem qualquer aviso. O melhor dispositivo para controlar a procrastinação é o pré-compromisso. O pré-compromisso cria uma pressão saudável para uma tarefa a ser feita. Isso ajuda a:

Estabelecer prazos: Agendar a tarefa ajuda a estabelecer prazos exequíveis, resultando em uma taxa de sucesso. A programação de uma tarefa significa que você é capaz de definir as datas e horários exatos para a sua conclusão, permitindo assim manter o foco na tarefa.

Aplicar a pressão dos colegas: a pressão social tem efeitos mais positivos do que negativos. Quando você cerca-se de pessoas que você quer ser, você se coloca em uma situação de work-in-progress. A pressão dos pares impulsionará você a fazer as coisas para alcançar o fim desejado.

Parceria com seus fornecedores e clientes: seus fornecedores e clientes podem ser sua melhor estratégia para desenvolver responsabilidade. Os seres humanos, por natureza, são motivados a melhorar continuamente a sua imagem para os outros. Você está cercado por fornecedores, clientes, funcionários, contadores, advogados e afins, e é de sua natureza humana impressioná-los. Quando você canaliza essa forte motivação para impressionar os outros em objetivos, terá ao seu lado os melhores parceiros!

Recompense-se. Presenteie a si mesmo sempre que terminar uma tarefa importante em sua lista, especialmente se for algo que poderia lhe tirar algumas noites de sono. No entanto, não é suficiente recompensar-se apenas quando um grande objetivo é alcançado. Outra forma é desmembrar objetivos maiores em uma série de atividades e se oferecer recompensas quando cada uma destas atividades for finalizada.

Dedique tempo com você mesmo. Você é o seu melhor amigo e ninguém te entende melhor do que você. Por isso, é melhor estar em contato consigo mesmo. Separe um tempo para pensar sobre sua vida, seus negócios e suas prioridades. Passar um tempo com você mesmo irá permitir que seus pensamentos criativos tornem-se prioridade e ajudará a desenvolver foco.

Exercite o seu corpo, e não apenas sua mente. Como se costuma dizer, uma mente saudável só pode residir em um corpo saudável. Dedique tempo suficiente para exercitar o seu corpo. O exercício energiza você e ajuda a lidar com situações difíceis de outra forma. Esqueça o treino, até mesmo uma caminhada de quinze minutos trará ótimos resultados para libertar sua mente.

Incorpore o elemento “diversão” em seu trabalho. Um trabalho é sempre bem feito quando você está se divertindo fazendo isso. Quando você gosta de fazer uma coisa, você tende a continuar fazendo isso. Esta persistência resulta em expertise ao longo do tempo e será muito mais fácil para que você desenhe um resultado final rápido com perfeição.

Leia também: Entenda e Potencialize sua Motivação e Conheça as 6 Principais Teorias da Motivação

 

Adaptado de How to Motivate Yourself and Theories of Motivation / Entrepreneurial Insights.